TRIMAX – Triciclos Esportivos

TRIMAX

Belos triciclos esportivos fabricados em Curitiba (até 2008 em Pinhais, PR), com motor longitudinal Volkswagen ou transversal Honda (para o modelo Cruiser).

Concebidos por Roberto Heckmann e construídos sob encomenda desde o início do século, os triciclos Trimax têm como principais diferenciais com relação à concorrência a  carroceria moldada em plástico reforçado com fibra de vidro – inclusive a estrutura dos bancos – e um porta-malas de 135 litros, no Cruiser. Este traz toda a mecânica do Honda Fit (outra exclusividade Trimax): motor de quatro cilindros e 1.4 l, câmbio automático CVT, suspensão McPherson (montada na traseira) e freios a disco atrás.

As máquinas com mecânica VW podem receber unidades refrigeradas a ar ou a água, caixa de quatro marchas e suspensão por barras de torção; freios a disco são opcionais.

Características comuns aos dois modelos são: chassi tubular pintado em tinta epoxi pó, suspensão dianteira com balança, pedais reguláveis e opção de freio e acelerador no pé ou na mão. O tanque de combustível pode ser do tipo  motociclístico, no modelo de menor custo, com motor VW a ar, ou montado sob o banco traseiro nos demais.

Em 2006 a empresa dava conta do próximo lançamento de um automóvel de dois lugares, ao estilo do Lotus Seven, anunciado como “o mais novo conceito em veículos esportivos“. Após longo período de desenvolvimento, o primeiro exemplar – já agora batizado Audax – ficou pronto. Utilizando majoritariamente elementos mecânicos do Chevrolet Vectra (inclusive o motor flex – 2.0 de oito válvulas ou 2.4 de 16), o carro possuía suspensão totalmente independente e freios a disco nas quatro rodas. Dispondo de bancos de couro, vinha equipado com capota de lona desmontável, acondicionada no pequeno porta-malas quando fora de uso.

Seis unidades foram fornecidas até 2014, quanto a produção foi suspensa por impossibilidade de atendimento a exigências do Denatran (instalação de airbags e ABS). Cancelada a obrigatoriedade para veículos de pequenas séries, em junho de 2016, a fabricação pôde ser retomada.

Informações:

Empresa: Trimax
Site:
N/D
Vídeos/Imagens: Todas as imagens são de propriedades de seus devidos criadores.

Fonte: lexicarbrasil.com.br